Ferramentas pneumáticas: o que são e quando usar?
Quem trabalha na área de construção civil já deve ter ouvido falar das ferramentas pneumáticas. Mas, você sabe como elas funcionam na prática? E onde mais elas podem ser usadas? Em nosso blog, preparamos um artigo sobre o que são essas ferramentas e contamos um pouco sobre o seu uso. Além disso, falamos dos principais modelos e vantagens de usá-las em seu projeto. Leia o texto da Central Renoar e entenda mais sobre o assunto!
O que são ferramentas pneumáticas?
Ferramentas pneumáticas são ferramentas manuais que funcionam com ar comprimido. Ou seja, elas precisam de pessoas para operar e, compressores elétricos, para realizarem sua função.
Este tipo de ferramenta é bem resistente e possui alta durabilidade, principalmente se comparada às ferramentas e equipamentos comuns, por exemplo. Isso acontece justamente porque o seu funcionamento é feito a partir do compressor. O equipamento pega o ar atmosférico e eleva sua pressão. Assim, quando ele sai, imprime mais força para ajudar no funcionamento das ferramentas pneumáticas.
Elas são mais vantajosas em relação às ferramentas industriais porque não precisam de eletricidade para funcionar. Dessa forma, também são mais potentes. Mas, não é só isso, podemos citar outros benefícios de usar as ferramentas pneumáticas, como:
- resistência;
- redução de lesões laborais – elas dispensam esforços extras com pressão ou movimentos repetitivos;
- proteção contra sobrecargas – são projetadas para operar sob alta pressão;
- podem ser usadas em lugares quentes e frios;
- segurança para os trabalhadores – possuem vedação que permitem serem operadas de forma segura mesmo em ambientes sujeitos a explosões, incêndios ou acidentes elétricos;
- baixa manutenção;
- mais praticidade;
- simplicidade;
- confiabilidade – menos suscetíveis a falhas e problemas.
Onde usar
As ferramentas pneumáticas são ótimas para serem usadas em espaços e projetos de construção civil. Elas se adaptam facilmente aos ambientes. Além disso, apresentam desempenho de excelência e baixo custo operacional.
Mas o seu uso não para por aí. Elas também podem ser usadas em indústrias navais, automotivas, moveleiras, marcenaria, serralheria e até em oficinas.
Exemplos de ferramentas pneumáticas:
- perfuratriz – sendo uma das principais ferramentas, os modelos de perfuratriz são leves e bem práticas de manusear. São ótimas opções para trabalhos mais rápidos e em locais de difícil acesso.
- rompedor – serve para fazer o rompimento em concreto, alvenaria e remoção de revestimentos em paredes. Também pode ser usado para fazer furos em pedras e perfurar alguns tipos de solos rígidos com pouco esforço e muita eficiência.
Conte com a Central Renoar!
A Central Renoar oferece ferramentas pneumáticas para quebra de rochas e pedras, bem como perfuratrizes para trabalhos específicos e de desmonte de rocha. Possuímos ferramentas distintas de acordo com a sua necessidade. Disponibilizamos ainda apoio técnico especializado e profissionais especializados para proporcionar um atendimento ágil e personalizado.
A Central Renoar oferece ainda manutenção de compressores, geradores e ferramentas pneumáticas.
Entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas. Se preferir, fale com nossa equipe e solicite um orçamento!